FONTEANGOP
Obras do Centro Administrativo de Luanda vão ter consultoria de 2,2 milhões USD @DR

O Ministério das Finanças prevê um orçamento de 193 mil milhões de Kwanzas em 2019 para Luanda, informou hoje em Luanda, o porta-voz do Conselho de Auscultação da Comunidade do Governo Provincial, Sebastião José.

A informação foi avançada após o encontro, tendo frisando que o mesmo visou  apreciar a proposta do Orçamento Geral do Estado para a referida região, relativamente às despesas do Programa de Investimento Público (PIP) 2019 -2022 .

Esclareceu que o Governo Provincial tem em  carteira projectos e programas, por esta razão  propôs ao Ministério das Finanças que se fizesse um acréscimo de 7%, perfazendo assim 206 mil milhões de kwanzas para 2019.

“Mais é apenas um número acrescido no valor que o Ministério das Finanças alocou” disse.

Referiu que do referido valor, o GPL prevê  abarcar cerca de 50 programas e está também incluso no orçamento a parte do Programa de Investimentos Públicos (PIP) com 34 mil milhões de kwanzas.

Apontou ainda que o PIP para o GPL  atende as áreas de tráfego e mobilidades as obras de   melhoramento das vias terciárias e secundárias, assim como  a iluminação pública, educação, saúde, saneamento básico, segurança pública  e serviços comunitário num total de cerca de 100 projectos para atender.

Reafirmou que o  governador procedeu ao lançamento recentemente de revitalização de algumas vias secundárias e terciárias, sendo que as obras a começar nas alternativas fazem parte do pip de 2018, mas sabe-se que dará continuidade em 2019.

Durante o encontro, foram abordados vários temas tais como medidas para a integração  do mercado no formal, reorganização do sistema de transportes colectivos e particulares, programa de iluminação pública da província de Luanda, entre outros.

Participaram do certame, membros do Executivo, de agremiações políticas, entidades tradicionais e religiosas.

Facebook Comments