FONTELUSA
Campanha de vacinação contra a raiva é lançada hoje em Viana @DR

Governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho vai lançar hoje, a campanha de vacinação antirrábica animal, no município de Viana, o mais afectado pela doença, sendo que 93 pessoas morreram desta doença em todo país.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora provincial de Luanda do Programa Alargado de Vacinação, Felismina Neto, disse que estão disponíveis vacinas antirrábicas para responder à necessidade de todos os vacinadores que se expuseram durante a campanha, que dura 10 dias.

Segundo Felismina Neto, está disponível soro antirrábico, indicado para os casos de lesões múltiplas, profundas, nas extremidades e na cabeça. A responsável sanitária adiantou ainda que desta vez a estratégia de vacinação difere da anterior, porque estão incluídos também na campanha os animais vadios, daí a precaução em relação ao pessoal que vai efetuar a vacinação.

Sobre as vacinas para humanos, Felismina Neto referiu que está feita a encomenda, mas que se aguarda pela sua chegada. “Como há a emergência de se fazer a campanha, devido ao número de casos e de óbitos, é aconselhável que – as pessoas são voluntárias, estão a fazer por amor ao próximo – devemos assegurar este pessoal”, referiu.

A responsável  considera preocupantes as estatísticas registadas até à presente data, que dão conta de 35 casos e o mesmo número de óbitos.

Para a campanha de vacinação antirrábica animal estão já disponíveis várias doses de vacinas, às quais se juntarão outras 300 mil doses, e mobilizados mais de 1.700 elementos que vão fazer a vacinação, distribuídos pelos mais de 380 postos montados nos municípios de Cacuaco, Belas e Cazenga.

Facebook Comments