FONTEAngop
ONUSIDA estima que 2,1 milhões de crianças estejam a viver com VIH no mundo @DR

Cento e 54 novos casos de VIH/sida foram diagnosticados, durante o mês de Janeiro do ano em curso, no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, mais 90 casos comparativamente ao igual período de 2018.

Falando nesta quinta-feira à imprensa, a responsável do ponto focal do VIH/sida do Hospital dos Cajueiros, Conceição Teixeira Afonso, disse que este aumento de casos coloca em alerta as autoridades sanitárias no município.

Dentre estes novos casos registados em Janeiro, segundo Conceição Teixeira Afonso, constam gestantes, crianças, bebes e homens de várias  idades.

Conceição Teixeira Afonso disse que o hospital  descentralizou os serviços de testagem do VIH/sida, criando 12 pontos, condições que podem estar na base da descoberta de novos casos e consequente aumento de pacientes com a patologia.

Segundo a fonte,  diariamente são atendidas,  para acompanhamento, nas áreas de infectologia, incluindo o Banco de Urgência, seis gestantes e nas consultas de medicina 30 adultos e 10 crianças.

Explicou que os pacientes, já em acompanhamento, beneficiam de assistência médica e medicamentosa gratuita, avançando por outro lado que o hospital dispõe de stok suficiente de anti- retrovirais e material gastável  para exame de bioquímica para as pessoas com VIH.

Sublinhou que desde 2014, a unidade hospitalar tem feito seguimento de pessoas  com VIH/sida  nas especialidades de clínica geral, obstetrícia, pediatria, nutrição, tisiologia, entre outras.

O Hospital dos Cajueiros é uma unidade sanitária de referência do II nível, tem capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, VIH/Sida, obstetrícia, ecografia e estomatologia.

Cazenga, um dos nove municípios que constituem a província de Luanda, tem 41,2 quilómetros quadrados e 862 351 de habitantes (Censo 2014). Limita a Oeste com os municípios de Luanda, a Norte com o município de Cacuaco a este com o município de Viana e a Sul com o Kilamba Kiaxi.

Conta com  seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima-kieza e Calwenda.

Facebook Comments