FONTEJA
Estatuto da carreira docente do ensino superior em fase [email protected]

O vice-reitor para investigação científica da Universidade Jean Piaget, Rui Brochado, admitiu ser difícil a realização de trabalhos de investigação científica em Angola, por não haver ainda tradição para a sua produção.

Em declarações ao Jornal de Angola, Rui Brochado afirmou que, nas grandes universidades internacionais, um professor doutorado, para manter a sua categoria na carreira de associado e catedrático, é obrigado a publicar no mínimo um artigo científico por ano.

“Temos em Angola professores doutorados que, desde que defenderam o doutoramento, nunca mais publicaram um artigo”, avançou, para quem é profundamente errado e contrário àquilo que é actividade de um professor doutor. 

O professor universitário exemplificou que Cabo Verde tem reconhecimento pela produção científica, estando no topo do ranking da Unesco, porque “naquele país, tudo funciona de forma muito espontânea e, em Angola, como funciona como uma locomotiva, tem de se estar atrás das pessoas.”

No que toca às dificuldades para a produção de estudos, o docente apontou a crise económica como a primeira e acrescentou que compete ao Governo angolano estar atento à investigação, devido aos constrangimentos que as instituições do ensino superior enfrentam, ligados à falta de divisas e elevadas burocracias nos serviços alfandegários. 

“Para a investigação, é necessário laboratórios, equipamentos, consumíveis, mas as universidades têm muitas dificuldades de importar”, indicou, explicando que a Jean Piaget de Portugal tem oferecido gratuitamente à sua congénere em Angola material de laboratório, que fica retido na alfândega por muito tempo, devido à excessiva burocracia.

Rui Brochado adiantou que a estratégia do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de dinamizar e forçar as universidades a trabalharem na investigação é positiva, mas devia haver por parte de outros ministérios uma abertura, no sentido de facilitar a importação do material necessário para a produção de pesquisas.

Sobre a insuficiência de professores doutorados, o pesquisador sublinhou que a Universidade Jean Piaget tem cinco docentes a frequentar o Doutoramento, no exterior do país, com o auxílio da instituição.

 Desde 2018, altura em que começou a dirigir a área de investigação científica da Universidade Piaget, Rui Brochado diz verificar um grande interesse de um grupo de jovens professores na pesquisa. Entretanto, a instituição está a incentivar os mestres e doutorados a fazerem carreira em investigação científica.

 

 

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here