FONTEAngop
@DR

Quinhentos e setenta e quatro mil e 500 dólares norte-americanos foram apreendidos terça-feira (07), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelas forças de segurança aeroportuárias.

Os valores pertencem a um passageiro de origem vietnamita que pretendia  fazer a rota Luanda/Dubai/ Hainoi (Vietname).

 Em declarações à imprensa hoje, o responsável  da AGT  no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Edy Carlos Lemos da Silva, disse tratar-se  de uma  infracção de  cambiais cometida por um cidadão vietnamita, que  tentou,   de forma ilícita, nesta terça-feira, sair do País com um montante não declarado, de forma camuflada na bagagem de porão,  detectada pelos órgãos de segurança – AGT, Polícia Fiscal e da Enana.

 De acordo o responsável, descobriu-se tudo a partir do trabalho feito  nas cabines, depois de um rastreio da bagagem,   conseguiu-se  verificar três volumes  que continham valores monetários e solicitou-se a companhia e a presença do   passageiro em causa.

 De seguida, disse Edy Carlos Lemos da Silva da AGT, concedeu-se a devida  verificação e  contabilização  do montante em causa –  USD 574,500, e foi  depositado  no banco BCI, na conta domiciliar do BNA, e o indivíduo entregue aos órgãos de competentes.

  O agente da AGT explicou que tal acto constitui fuga ao fisco,  de acordo com o aviso 1/16 do BNA , por tratar-se de valores não declarados pelo passageiro, pois segundo  a lei  os residentes cambiais só podem levar para o exterior o valor de USD 10 mil ou equivalente a outras moedas.

  Para não residentes maiores  de idade a lei permite transportar Cinco mil dólares norte-americanos (USD 5.000.00) ou o equivalente a outras moedas.

 “ O passageiro vietnamita deveria ter solicitado a  autorização  no âmbito da declaração de valores ao órgão compete, no caso o BNA. Este por sua vez avaliaria  a  solicitação  e consequentemente autorização, quando isto não acontece  constitui uma infracção”, disse a fonte.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here